Tutorial Forex: o mercado Forex.
O mercado de câmbio (forex ou FX para breve) é um dos mercados mais emocionantes e acelerados ao redor. Até recentemente, a negociação forex no mercado de divisas era o domínio de grandes instituições financeiras, corporações, bancos centrais, hedge funds e indivíduos extremamente ricos. O surgimento da internet mudou tudo isso, e agora é possível para os investidores médios comprar e vender moedas facilmente com o clique de um mouse através de contas de corretagem online.
As flutuações cambiais diárias geralmente são muito pequenas. A maioria dos pares de moedas movem-se menos de um centavo por dia, representando uma variação inferior a 1% no valor da moeda. Isso faz do câmbio um dos mercados financeiros menos voláteis ao redor. Portanto, muitos especuladores de moeda dependem da disponibilidade de alavancagem enorme para aumentar o valor dos movimentos potenciais. No mercado cambial de varejo, alavancagem pode ser até 250: 1. Uma maior alavancagem pode ser extremamente arriscada, mas devido à negociação contínua e à liquidez profunda, os corretores de câmbio conseguiram fazer uma grande alavancagem de um padrão da indústria para tornar os movimentos significativos para os comerciantes de moeda.
A liquidez extrema ea disponibilidade de alta alavancagem ajudaram a estimular o rápido crescimento do mercado e o tornaram o lugar ideal para muitos comerciantes. As posições podem ser abertas e fechadas em poucos minutos ou podem ser mantidas por meses. Os preços das moedas baseiam-se em considerações objetivas de oferta e demanda e não podem ser manipulados facilmente porque o tamanho do mercado não permite que os maiores jogadores, como os bancos centrais, movam os preços à vontade.
O mercado forex oferece muitas oportunidades para os investidores. No entanto, para ser bem sucedido, um comerciante de divisas tem que entender o básico por trás dos movimentos de moeda.
O objetivo deste tutorial forex é fornecer uma base para investidores ou comerciantes que são novos nos mercados de moeda estrangeira. Abrangeremos os fundamentos das taxas de câmbio, a história do mercado e os conceitos-chave que você precisa entender para poder participar desse mercado. Também nos aventuramos em como começar a negociar moedas estrangeiras e os diferentes tipos de estratégias que podem ser empregadas.
Antonio Mele & # 8211; Notas de aula na Economia Financeira.
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Descrição.
As presentes Notas de aula na Economia Financeira baseiam-se nas minhas notas de ensino para cursos avançados de graduação e pós-graduação em economia financeira, dinâmica macroeconômica, econometria fi nanceira e engenharia fi nanceira. Parte I, "Fundações", desenvolve as ferramentas fundamentais de análise utilizadas na Parte II e Parte III. Essas ferramentas abrangem tópicos tão dispares como a seleção clássica de portfólio, o preço dinâmico de ativos e produção baseada em preços, tanto em tempo discreto quanto em tempo contínuo, as complexidades subjacentes a mercados incompletos e algumas outras imperfeições de mercado e, finalmente, ferramentas econométricas compreendendo máxima verossimilhança, métodos de momentos, e os métodos de inferência relativamente mais modernos baseados em simulação. A Parte II, "Preços de ativos e realidade", trata de identificar os principais fatos empíricos na finança e os desafios que representam para os economistas financeiros: da volatilidade excessiva dos preços e da volatilidade do mercado de ações anticíclica, para enxertos transversais, como o valor premium. Esta segunda parte analisa os principais modelos visando levantar esses enigmas a bordo. A Parte III, "Teoria dos preços dos ativos aplicados", visa apenas: usar as principais ferramentas na Parte I e lidar com os principais desafios que ocorrem nos mercados de capitais reais, decorrentes do preço e da negociação das opções, modelagem da taxa de juros e risco de crédito e seus derivados associados. Em certo sentido, a Parte II é sobre os grandes enigmas que enfrentamos na pesquisa fundamental, enquanto a Parte III é sobre como viver dentro de nossos paradigmas atuais e certamente insatisfatórios, de modo a lidar com a demanda por conhecimentos intelectuais.
Essas notas ainda estão subterrâneas. A motivação econômica e a intuição nem sempre são desenvolvidas tão profundamente quanto elas merecem, algumas derivações são inelegantes e, às vezes, o inglês é um pouco informal. Além disso, ainda tenho que incluir material sobre preços de ativos com informações assimétricas, modelos monetários de preços dos ativos, bolhas, implicações nos preços dos ativos de modelos de gerações sobrepostas ou fricções financeiras. Finalmente, eu preciso incluir pesquisas mais extensas para cada tópico que cubro, especialmente na Parte II. Planejo revisar essas notas para preencher essas lacunas. Enquanto isso, quaisquer comentários nesta versão são mais do que bem-vindos.
Notas de conferência do mercado Forex
Notas de aula para acompanhar o Capítulo 19 de Mishkin ("The Foreign Exchange Market")
[Observe bem: alguns dos materiais cruciais no mercado de câmbio não estão no livro de texto ou nestas notas, mas em um folheto distribuído em classe, intitulado "Compreender as taxas de câmbio: fornecimento e demanda no mercado de câmbio".]
I. Introdução ao mercado cambial.
II. Conversões de moeda.
III. Retornos sobre os ativos internacionais.
IV. Oferta e demanda no mercado cambial.
I. INTRODUÇÃO NO MERCADO DE EXCURSÕES ESTRANGEIRAS.
A maioria dos países tem suas próprias moedas, e quando as pessoas em diferentes países fazem negócios umas com as outras, uma troca de moedas deve ocorrer. Por exemplo, suponha que você esteja de férias em Londres e você entra em um pub e peça uma cerveja de cerveja. Nenhum bartender na Grã-Bretanha vai deixar você pagar sua aba em dólares - você terá que conseguir um porão de libras esterlinas britânicas. Mais genericamente, você terá que se apossar de algumas divisas.
INTERCÂMBIO ESTRANGEIRO: todas as moedas diferentes da moeda nacional (no nosso caso, todas as moedas diferentes do dólar). O mercado de câmbio refere-se a todos e quaisquer locais onde diferentes moedas são negociadas entre si.
TAXA DE CÂMBIO: o preço da moeda de um país em termos de moeda de outro país; a taxa na qual duas moedas são negociadas por outra.
- As taxas de câmbio de todas as principais moedas do mundo estão listadas diariamente no Wall Street Journal.
---- [Nós vimos uma sobrecarga da tabela "MOVIMENTAÇÃO DE MOEDA" de um recente Wall Street Journal. Mostrou taxas de câmbio entre o dólar e cerca de cinquenta diferentes moedas estrangeiras.]
---- Ex .: Em 17 de março de 2003, a taxa de câmbio dos EUA-Canadá era de US $ 6757 por dólar canadense (ou seja, um dólar canadense custa 67,57 centavos), ou 1,4799 dólares canadenses por dólar norte-americano.
Uma nota sobre o uso: o termo "taxa de câmbio" provavelmente gerou mais confusão do que qualquer outro termo em economia (nenhuma pequena façanha). Quando os economistas falam sobre "a taxa de câmbio", nunca está completamente claro qual taxa de câmbio eles estão falando. Para ser mais preciso sobre isso, identifique a moeda sobre a qual você está falando:
* taxa de câmbio do dólar (E $) = preço de dólar em termos de moeda estrangeira.
* a taxa de câmbio (E estrangeiro) = preço de uma moeda estrangeira em termos de dólares = 1 / E $
- Observe que cada um é o recíproco (1 / X) do outro.
Uma idéia ainda melhor é evitar o termo "taxa de câmbio" no total. Em vez disso, podemos falar de valorização e depreciação da moeda. Nomeadamente,
* Uma moeda APRECIA quando aumenta de valor.
(ou seja, torna-se mais caro, ele compra mais moeda estrangeira).
* Uma moeda DEPRECIA quando diminui de valor.
(ou seja, torna-se mais barato, compra menos moeda estrangeira).
Para evitar a imprecisão, não diga "a taxa de câmbio se aprecia" - diga "o dólar aprecia".
II. CONVERSÕES DE MOEDA.
Para saber o quanto um item produzido em um país custará na moeda de outro país (isto é, como importação ou para um turista), você precisa alterar a unidade de conta (por exemplo, dólares, francos) ao realizar uma conversão de moeda.
Para qualquer bem ou serviço produzido fora dos EUA, o preço em dólares é:
= P em unidades de moeda estrangeira * dólares / (unidade de moeda estrangeira)
Para qualquer bem ou serviço produzido nos EUA, o preço em moeda estrangeira é:
= P em dólares * (unidades de moeda estrangeira) / dólar.
A chave é levá-lo à unidade de conta direita - no lado direito da equação, as outras unidades monetárias devem cancelar.
(Suponha que o dólar negocie 0,6847 libras esterlinas e 1 libra britânica com 1.4606 dólares).
P: Quanto seria uma barra de chocolate Cadbury (feita na Grã-Bretanha) que vende por uma libra britânica em dólares americanos?
A: P em dólares = P em libras * dólares / libra = 1 libra * 1.4606 dólares / libra = 1.4606 dólares (ou $ 1.4606)
---- (Observe como as unidades de libra simplesmente abandonam a equação, à medida que o prazo das unidades se torna [libra * dólar] / libra = dólar.)
P: Quanto custaria uma garrafa de US $ 10 de vinho da Califórnia no Japão?
A: (A partir da tabela "Currency Trading", podemos ver que 1 dólar negocia para 118,46 ienes japoneses e 1 iene japonês comeca por 0,008442 dólares. Agora, precisamos apenas conectar o apropriado desses números - o yen - por dólar - na fórmula.)
P em yen = P em dólares * iene / dólar = 10 dólares * 118,46 ienes / dólar = 1184,6 ienes.
---- (Observe como as unidades em dólares abandonam a equação.)
III. RETORNO DE ATIVOS INTERNACIONAIS.
Quando os investidores internacionais consideram se devem investir em um país ou outro, eles devem levar em conta não apenas os retornos nominais dos investimentos nos diferentes países, mas também as taxas de câmbio e como eles podem mudar ao longo do tempo.
- & gt; O retorno relevante (RET) para um investidor internacional é o.
(real, pós-imposto) após todas as trocas de moeda ocorreram.
(Para não complicar esta leitura desnecessariamente, ignoraremos o efeito da inflação e dos impostos sobre RET em todas as equações e exemplos que se seguem.)
- Para os detentores de ativos estrangeiros dos EUA, RET é maior se a moeda estrangeira se valorizar em relação ao dólar.
RET em ativos estrangeiros detidos por um americano.
= valor nominal do activo + valorização da moeda estrangeira.
= valor nominal em ativos - valorização do dólar norte-americano.
- Para os detentores estrangeiros de ativos dos EUA, RET é maior se o dólar se valorizar em relação à moeda estrangeira.
RET no patrimônio americano detido por um estrangeiro.
= valor nominal do activo + valorização do dólar norte-americano.
= valor nominal em ativos - valorização de moeda estrangeira.
A taxa de apreciação de uma moeda é calculada como uma variação percentual. A taxa de apreciação do dólar, por exemplo, seria:
Na sua criação em janeiro de 2000, o euro negociou a uma taxa de 1,15 dólares americanos por euro. Agora, em março de 2003, custa 1,10 dólares americanos por euro. A taxa total de apreciação do euro.
Se um americano comprou ações da Volkswagen (alemão) em janeiro de 2000 e ganhou 15% (em termos de euros) entre então e agora, seu retorno total, líquido de câmbio, seria.
RET = 15% + (-4,3%) = 10,7%, o que é um pouco menor. Para os detentores americanos de ativos estrangeiros, o retorno real é menor se a moeda estrangeira se depreciar em relação ao dólar.
(Além disso: você poderia calcular a taxa de apreciação anualizada ou anual do euro tomando esse primeiro índice (o novo preço cambial do euro dividido pelo seu antigo preço cambial) para o poder de 1 / n, onde n é o número de anos intervenientes. Neste caso, foram 3 anos e 2 meses, então n = 3 + 2/12 = 3,17.
- Aplicado ao exemplo acima:
IV. ENTENDENDO TAXAS DE CÂMBIO: FORNECIMENTO & amp; DEMANDA NO MERCADO DE EXCURSÃO ESTRANGEIRA.
[Consulte o folheto de três páginas da classe, intitulado "Compreender as taxas de câmbio: oferta e demanda no mercado cambial". (Não estou publicando on-line porque inclui vários diagramas de oferta e demanda, e os gráficos são proibitivamente difíceis de colocar na internet.) O folheto deve oferecer uma explicação relativamente simples sobre o que faz com que as moedas apreciem ou depreciem .]
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Notas de aula sobre negociação Forex.
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Desenvolvimento do Mercado Forex - Finanças e Contabilidade - Notas de aula, Notas de estudo para Gestão Financeira. Universidade de Allahabad.
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Desenvolvimento de mercados de Forex: experiência indiana.
Evolução do mercado indiano de Forex.
Os jogadores de mercado no forex se tornaram ativos nos anos setenta, em conseqüência do colapso do acordo de Bretton Woods. No entanto, a Índia estava um pouco isolada, uma vez que os rígidos controles de câmbio prevaleceram e os bancos foram obrigados a realizar apenas operações de cobertura e manter uma posição "quadrada" ou "quase quadrada" em todos os momentos. Em 1978, o RBI permitiu que os bancos realizassem negociação intra-dia em câmbio e, como conseqüência, a estipulação de manter a posição "quadrado" ou "quase quadrado" deveria ser cumprida apenas no encerramento do horário comercial por dia. Isso talvez marca o início do mercado forex na Índia. À medida que as oportunidades de lucros começaram a surgir, os principais bancos começaram a cotizar preços bidirecionais contra a rupia, bem como em moedas cruzadas e, gradualmente, os volumes de negociação começaram a aumentar. Durante o período, 1975-92, o regime de taxa de câmbio na Índia caracterizou-se pelo anúncio diário do RBI de suas taxas de compra e venda para os Comerciantes Autorizados (ADs) para transações comerciais. Dada a obrigação de RBI prevalecente de comprar e vender valores ilimitados da moeda de intervenção decorrente das compras comerciais dos bancos, suas cotações para compra / venda efetivamente se tornaram o fulcro em torno do qual o mercado era operado. O RBI realizou um papel de compensação do mercado no dia-a-dia, o que, naturalmente, introduziu alguma variabilidade no tamanho das reservas. Aliás, certas categorias de transações de conta corrente e de capital em nome do Governo foram direcionadas diretamente através da conta de reservas.
Recomendações do Comitê de Alto Nível sobre Balança de Pagamentos.
As recomendações do Comitê de Alto Nível sobre Balança de Pagamentos (Presidente: Shri C. Rangarajan) forneceram o quadro básico para mudanças de políticas no setor externo, abrangendo a gestão da taxa de câmbio e a liberalização da conta corrente e de capital. O Relatório indicou o caminho de transição também. Por conseguinte, o Sistema de Gestão de Taxas de Câmbio Liberalizado que envolve sistema de taxa de câmbio dual foi instituído em março de 1992, sem dúvida, em conjunto com outras medidas de liberalização nas áreas de comércio, indústria e investimento estrangeiro. O sistema de taxa de câmbio dual foi essencialmente um estágio de transição que levou à convergência final das taxas duais efetivadas a partir de 1º de março de 1993. Essa unificação das taxas de câmbio provocou a época do regime de taxa de câmbio do mercado de rupia, com base na demanda e no fornecimento no mercado cambial. Também marca um passo importante no progresso para a convertibilidade da conta corrente, que finalmente foi alcançado em agosto de 1994, aceitando o Artigo VIII dos Artigos do Acordo do Fundo Monetário Internacional.
A nomeação de um Grupo de Peritos de 14 membros sobre Câmbio (Comitê Sodhani) em novembro de 1994 foi um passo de acompanhamento para as medidas acima, para o desenvolvimento do mercado de câmbio na Índia. O Grupo estudou o mercado com grande detalhe e, em seu Relatório de junho de 1995, surgiu recomendações de longo alcance para desenvolver, aprofundar e ampliar o mercado cambial, além de introduzir vários produtos, garantir a gestão de riscos e permitir a eficiência no mercado cambial eliminando restrições, introduzindo novos produtos e apertando sistemas de controle interno e gerenciamento de riscos.
Implementação das Recomendações do Comitê Sodhani.
O Comitê Sodhani elaborou 33 recomendações e destas, 25 recomendações pediram ação por parte do RBI. A RBI aceitou e implementou na íntegra ou até certo ponto, 20 das 25 recomendações. No processo, os bancos receberam uma iniciativa e liberdade significativas para participar do mercado cambial. Estes incluem: a liberdade de consertar o limite líquido da posição overnight e os limites da lacuna, embora a RBI esteja formalmente aprovando esses limites, substituindo o sistema de limites diretos ou RBI; liberdade para iniciar a negociação.
posição nos mercados estrangeiros; liberdade para emprestar ou investir fundos nos mercados estrangeiros (até 15% do Capital de Nível I, a menos que seja aprovado de outra forma); liberdade para determinar as taxas de juros (sujeito a um limite máximo) e o prazo de vencimento dos depósitos de moeda estrangeira não residentes (FCNR) (não superior a três anos); isentando os empréstimos interbancários das preferências estatutárias (sujeito ao requisito estatutário mínimo de 3 por cento e 25 por cento em relação ao Rácio de Reserva de Caixa (CRR) e Razão Estatutária de Liquidez (SLR) para o passivo líquido total, respectivamente); e liberdade de usar produtos derivados para gerenciamento de ativos e passivos.
As empresas também receberam uma liberdade visível para operar no mercado cambial. Assim, eles são autorizados a proteger exposições antecipadas, embora esta facilidade tenha sido suspensa temporariamente após a crise asiática. A elegibilidade da conta de câmbio em moeda estrangeira (EEFC) foi aumentada e as utilizações finais permitidas aumentaram. Eles tiveram a liberdade de cancelar e re-bookar contratos a prazo, embora atualmente devido ao efeito de crise asiático, a liberdade de caducar os contratos cancelados é suspensa enquanto a reversão é permitida. Os bancos podem, no entanto, oferecer opções de moeda cruzada na base back-to-back. As empresas também podem dispor de estratégias de opções de custo mais baixo, como avanços de alcance e avanços de proporção e outros, desde que não sejam editores de opções de rede. Também estão disponíveis alguns graus de liberdade para gerenciar exposições em empréstimos comerciais externos sem ter que se aproximar das autoridades para permissão de proteção e acessar swaps com rupia como uma das moedas para proteger exposições de longo prazo.
O Comitê reconheceu que as melhorias nos controles internos e nas estratégias de mercado acompanham a liberalização e, nesse sentido, o RBI aceitou e implementou várias sugestões do Comitê Sodhani. Estes incluem: reformar as diretrizes de controle interno do RBI para os bancos e disponibilizá-los também para as empresas; estabelecendo estratégias adequadas de intervenção no mercado para lidar com a evolução do mercado; adotando padrões de documentação internacionalmente aceitos; enquadramento de diretrizes abrangentes de gerenciamento de risco para bancos; adotando as normas do Comitê de Basileia para calcular limites de posição de câmbio e recomendando o apoio de capital para posições abertas; e a criação de um comitê do mercado cambial para discutir questões de mercado e sugerir soluções. Recomenda-se a publicação de dados críticos sobre transações forex, e, de fato, os padrões de divulgação por RBI são considerados muito altos agora.
Algumas recomendações do Comitê Sodhani que não foram implementadas incluem, induzindo as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (DFIs) como Concessionárias Autorizadas (ADs) de pleno direito, estabelecendo uma câmara de compensação de divisas, reconhecendo legalmente a compensação de liquidações, permitindo que as empresas realizem operações de margem e criação de unidades bancárias off-shore em Mumbai. Permitam-me brevemente falar sobre cada uma dessas questões. A indução de DFIs como ADs de pleno direito está ligada ao papel futuro das instituições financeiras de desenvolvimento e, de fato, à abordagem do banco bancário universal. Até então, sua atividade no mercado forex só pode ser acessória ao que eles são autorizados a fazer como DFI. A posição sobre a criação de uma Câmara de compensação Forex e a posição sobre a criação de unidades bancárias off-shore serão detalhadas na última parte deste endereço. A negociação de margem por sua própria natureza é considerada potencialmente especulativa e, portanto, não foi considerada seriamente até agora para implementação.
Recomendações do Comité Tarapore.
O Comité Tarapore sobre Convertibilidade da Conta de Capital, em 1997, recomendou uma série de medidas relativas aos mercados financeiros, especialmente os mercados cambiais. Algumas das medidas empreendidas em relação ao forex podem ser insuficientes nos limites quantitativos indicativos constantes do relatório, mas o propósito e o espírito de tais medidas estão em conformidade com as recomendações do comitê. Entre as diversas medidas de liberalização empreendidas, estão as relacionadas com o investimento estrangeiro direto, o investimento de carteira, o investimento em joint ventures / subsidiárias integrais no exterior, as exportações de projetos, a abertura de escritórios corporativos indianos no exterior, o aumento do direito de EEFC a 50%, o forfaiting, permitindo a aceitação crédito para as exportações, permitindo que as FII cobrem suas exposições em dívida e parte de suas exposições no mercado de ações, etc.
recomendações do Comitê para desenvolver mercados financeiros também, avanços significativos foram feitos. No mercado monetário, como parte da melhoria da gestão de riscos, recentemente, foram emitidas orientações para swaps de taxas de juros e FRA para facilitar a cobertura de riscos de taxa de juros e o desenvolvimento ordenado do mercado de derivativos de renda fixa. Também foram realizadas medidas para desenvolver o mercado de valores mobiliários do governo. A permissão também foi dada aos bancos que cumprem certos critérios para importar ouro para venda no mercado interno. Como será explicado mais adiante neste endereço, este aspecto da política de ouro é um passo importante na transação de operações de forex fora do mercado para mercados de divisas, oficializando a importação de ouro. Estão também em curso esforços para acelerar a implementação do anúncio feito em Outubro de 1997 pela RBI para permitir que gestores de fundos indianos registrados da SEBI, incluindo fundos mútuos, invistam em mercados estrangeiros sujeitos às diretrizes SEBI.
Características do mercado Forex.
Existem várias características do mercado forex indiano que, são brevemente declarados como abaixo.
O mercado de câmbio na Índia é composto por clientes, concessionários autorizados (ADs) em câmbio e Reserve Bank of India. Os ADs são essencialmente bancos autorizados pela RBI para fazer negócios cambiais. Principais unidades do setor público, empresas e outras entidades comerciais com exposição cambial, acessam o mercado cambial através da intermediação de ADs. O mercado de câmbio opera nos principais centros - Mumbai, Delhi, Calcutá, Chennai, Bangalore, Kochi e Ahmedabad, com Mumbai representando a maior parte das transações. Foreign Exchange Dealers Association of India (FEDAI) desempenha um papel importante no mercado forex, pois estabelece as regras básicas para a fixação de comissões e outros encargos e também se envolve em assuntos de interesse mútuo dos Comerciantes Autorizados. O segmento de clientes é dominado pela Indian Oil Corporation e certas outras grandes unidades do setor público, como a Comissão de Petróleo e Gás Natural, Bharat Heavy Electricals Limited, Steel Authority of India Limited, Maruti Udyog e também Governo da Índia (para serviço de defesa e dívida civil) em por um lado e grandes empresas do setor privado como o Reliance Group, Tata Group, Larsen e Tubro, etc., por outro. Mais tarde, os Investidores Institucionais Estrangeiros (FIIs) emergiram como um componente importante no mercado de câmbio e representam uma atividade notável no mercado.
O mercado de câmbio pode ser classificado em dois segmentos. O segmento comercial consiste nas transações realizadas pelos clientes para atender suas necessidades de transação de aquisição / desdobramento de divisas e segmento interbancário abrangendo transações entre bancos. Atualmente, existem mais de 100 ADs no mercado de câmbio. Os bancos negociam entre si diretamente ou através de corretores de câmbio. O segmento interbancário do mercado forex é dominado por alguns grandes bancos indianos com o State Bank of India (SBI), que representam uma grande parcela do volume de negócios e alguns bancos estrangeiros com grande experiência internacional.
No mercado interbancário, o SBI, junto com alguns outros bancos, podem ser considerados como fabricantes de mercado, ou seja, bancos que estão sempre prontos para citar preços de duas vias nos segmentos de pontos e de swap. Espera-se que os criadores de mercado façam um bom preço com spreads estreitos, tanto no local quanto nos segmentos de swap. A eficiência e a liquidez de um mercado são muitas vezes avaliadas em termos de spreads de oferta e oferta. Os spreads amplos são uma indicação de um mercado ilíquido ou de um mercado unidirecional ou de uma condição nervosa no mercado. Na Índia, a cotação normal do mercado spot tem um spread.
de 0,5 para um paisa, enquanto as citações do swap estão disponíveis em 2 a 4 paise espalhados. Em momentos de volatilidade, a propagação se amplia para 5 a 10 paises.
O volume de negócios no mercado forex indiano tem aumentado ao longo dos anos. O volume de negócios bruto diário médio no segmento dólar-rupia do mercado cambial indiano (comerciante mais interbancário) situou-se nas proximidades de US $ 3,0 bilhões durante 1998-99. O volume de negócios diário no segmento de comerciantes do segmento de câmbio do dólar do mercado de câmbio foi de US $ 0,7 bilhão, enquanto o volume de negócios no segmento interbancário foi de US $ 2,3 bilhões. Analisando os dados a partir do ângulo do mercado à vista e ao longo do mercado, os dados revelam que o volume de negócios diário médio no mercado à vista foi de cerca de US $ 1,2 bilhão e, no mercado a prazo e em troca, o volume de negócios diário foi de US $ 1,8 bilhão em 1998-99 .
O mercado a prazo no nosso país está ativo até seis meses, onde as citações de duas vias estão disponíveis. Como resultado das iniciativas do RBI, o perfil de maturidade tem sido recentemente alongado e existem cotações disponíveis até um ano. Na Índia, o vínculo entre as premissas antecipadas e o diferencial da taxa de juros parece funcionar em grande parte através de duvidas e atrasos. Os importadores e os exportadores influenciam os mercados a prazo através do fornecimento / concessão de crédito a partes estrangeiras. Os importadores podem se mover entre o pagamento à vista e usos de 180 dias e o fará dependendo da taxa de juros no exterior, taxa de juros local e pontos de vista sobre a taxa de juros no futuro. Da mesma forma, os importadores podem se deslocar entre crédito de rupia e crédito em moeda estrangeira. Além disso, a decisão, para proteger ou não para cobertura de exposição, dependendo de expectativas e prêmios antecipados, afeta as premissas para a frente, assim como a taxa spot. Os exportadores também podem atrasar pagamentos ou receber fundos anteriormente, sujeito a condições de repatriamento e entrega, dependendo dos juros sobre o crédito em rupia, as premios e a taxa de juros no exterior. Da mesma forma, a decisão de desenhar contas à vista / base de uso é influenciada pelas expectativas do mercado spot e taxas de juros domésticas. A liberdade de aproveitar o crédito pré / pós-embarque em divisas e trocas entre a Rúpia eo crédito em moeda estrangeira também integrou os mercados do dinheiro e da moeda estrangeira. Além disso, os bancos foram autorizados a conceder empréstimos em moeda estrangeira a partir de passivos FCNR (B) e essa integração também facilitada, como tal, empréstimos demarcados em moeda estrangeira não tinham restrição de uso. A integração também é alcançada através de depósitos bancários / depuração de depósitos FCNR (B). Se a liquidez for considerável e as taxas de chamadas forem fáceis, os bancos consideram a implantação no mercado forex, governo ou dinheiro / repo. Esta decisão também afeta os prémios. Gradualmente, com a abertura da conta de capital, a premiação a prazo está sendo alinhada com o diferencial de taxa de juros. No entanto, o fato é que a livre circulação em conta de capital é apenas uma condição necessária para o desenvolvimento integral do mercado de derivativos de divisas e outros. A condição suficiente é proporcionada por um mercado monetário profundo e líquido com uma curva de rendimento bem definida no local. Desenvolver uma curva de rendimento bem integrada, consistente e significativa requer um considerável desenvolvimento de mercado em termos de volume e liquidez em vários segmentos de mercado e de tempo. Sem dúvida, a integração entre o mercado interno e o mercado externo funciona com maior frequência através do mercado a prazo. Esta integração é facilitada agora, permitindo que ADs emprestem de seus escritórios / correspondentes no exterior e invistam fundos no mercado monetário no exterior até o mesmo valor.
Dados sobre mercados de Forex.
O RBI publica dados diários sobre taxas de câmbio, prêmios antecipados, conversão cambial, etc. no Suplemento Estatístico Semanal (WSS) do Boletim RBI com um atraso de uma semana. O movimento em reservas cambiais do RBI semanalmente é fornecido na mesma publicação. O RBI também publica dados sobre taxa de câmbio efetiva nominal (NEER) e Taxa de câmbio efetiva real (REER), compras e vendas da RBI no mercado de câmbio, juntamente com passivos futuros pendentes em reservas, etc. no Boletim RBI mensal com intervalo de tempo de um mês. Desde julho de 1998, o Reserve Bank of India começou a publicar o país de 5 países.
NEER e REER baseados no comércio, além de NEER e REER de 36 países no Boletim RBI. Muito antes de muitos bancos centrais nacionais em desenvolvimento e industriais, o RBI vem publicando o tamanho de sua intervenção bruta (compra e venda) a cada mês e sua posição de responsabilidade líquida líquida.
Ligações entre mercados e respostas políticas.
Desde a introdução das medidas de reforma, grandes segmentos do mercado, a saber, mercado monetário, mercado de valores do governo, mercado de capitais e mercado cambial, exibiram algum grau de integração. Os mercados se tornaram interligados na medida em que os participantes podem se mover livremente de um mercado para outro. As ligações entre o mercado cambial e os mercados domésticos dependem essencialmente dos passivos em moeda estrangeira e dos ativos que os bancos podem manter e da extensão e grau em que são trocados em rupias e vice-versa. Assim, no passivo, temos empréstimos em moeda estrangeira de escritórios / correspondentes no exterior, empréstimos para empréstimos a exportadores, depósitos FCNR-B e depósitos EEFC / RFC. Esses fundos podem ser usados para aumentar os recursos da rupia através de swaps ou para empréstimos em moeda estrangeira. Um passo significativo foi assumido pelo RBI quando permitiu que os bancos emprestassem em moeda estrangeira para empresas na Índia para qualquer propósito produtivo sem vinculação a exportações ou financiamento de importação. Isso efetivamente significava que as empresas tinham a opção de emprestar em moeda estrangeira ou em rupias, dependendo do custo, levando em consideração tanto o risco de câmbio como o custo de juros. Assim, as empresas podem substituir o crédito de Rúpia por crédito estrangeiro livremente. Da mesma forma, os exportadores também têm a capacidade de substituir crédito em rupia por crédito em moeda estrangeira.
A integração do mercado de câmbio com outros mercados, como o mercado monetário e o mercado de valores mobiliários do governo, significou uma coordenação mais estreita da política monetária e cambial. Por exemplo, em janeiro de 1998, quando o mercado de câmbio sofreu uma forte pressão, o Reserve Bank of India realizou fortes medidas de política monetária levando a uma forte retirada de liquidez e aumento de taxas de juros de curto prazo. The impact of monetary management was such that by February 1998 orderly conditions were restored in the forex market and normalcy was attained in money market. At times of highly speculative exchange rate movements, simultaneous intervention in foreign exchange and domestic market is called for to have an immediate strong effect on both the exchange rate and money market conditions. Thus, to maximise the effectiveness of the foreign exchange market intervention as a signaling device, it is also carefully co-ordinated with monetary management. These co-ordinated intervention strategies require close day-to-day monitoring of the supply of banking system liquidity and an active use of open market operations to adjust liquidity conditions. However, driving a wedge between money and forex markets at times, becomes necessary when it is felt that liquidity conditions may put pressure on the forex market, while tightening liquidity could hurt the real sector.
The recent initiatives of RBI to usher in the rupee interest rate derivatives should facilitate the development of rupee term money market and define the rupee yield curve across maturities. Besides bringing about greater integration of the money and forex markets, the move has set the stage for the take-off of rupee-foreign currency derivatives.
Unique Features of Indian Forex Market.
Liberalisation of gold policy had an indirect but, significant impact on the forex market. The logic behind the changes in the gold policy was explained in my earlier speeches on the subjects of capital flight and gold. The major thrust of the liberalisation process in gold policy centred around opening up of additional channels of import, a logical consequence of which was the reduction in differential between the international and domestic price of gold. The price differential of gold was as high as 67 per cent in 1992 when the structural reform process was initiated; it fell to 6 per cent by the end of 1998. The unofficial market in foreign exchange which drew its sustenance.
from the illegal trade in gold went out of existence as an immediate fall out. In essence, the import of gold which was largely on unofficial account in earlier years, was officialised, and correspondingly the foreign exchange used to finance such unofficial imports was also officialised, mainly through enhanced flow under invisibles account.
Various deposit schemes have been designed from time to time to suit the requirements of non - resident Indians (NRIs). Currently, we have three NRI deposit schemes, viz., Non Resident External (NRE) account which is denominated in rupees, Non Resident Non Repatriable (NRNR) account, which is non-repatriable rupee account except for the interest component which is repatriable, and the Foreign Currency Non Resident (Bank) (FCNR-B) account which is a foreign currency account. Banks have also been allowed considerable freedom in deployment of these funds. Of interest to forex markets is the operation of FCNR-B scheme, because banks have to bear exchange risk. Banks either hold these deposits in foreign currency investing them abroad or lend in foreign currency to corporates in India or swap into rupees and lend to Indian corporates in rupees. When corporates borrow in foreign currency, there is an inflow into the market but there may be hedging by corporates. When banks swap into rupees and lend, there is an impact on forex markets but forward premia and lending rates in rupees are critical. Thus, tracking the use of FCNR (B) deposits is essential in appreciating forex markets.
Operations of large public sector undertakings have a significant impact especially on spot market, and their procedures for purchase or sale of foreign currency also impact on market sentiments. To this end, and in order to enable Public Sector Enterprises (PSEs) to equip themselves in formulating an approach to management of foreign currency exposure related risks, the Government of India had set up a Committee in January 1998. The Report of the Committee explicitly brings out the approach that is appropriate for risk management with reference to the foreign currency exposure of PSEs. PSEs with large volume of foreign exchange exposure were also advised by the Committee to consider setting up Dealing Room for undertaking treasury functions both for rupee and foreign exchange which include management of rupee resources, foreign exchange transactions and risk management. Adoption of approaches recommended would enable the PSEs to spread their demand and supply in forex market, in a non-disruptive way to the benefit of both the PSE concerned and functioning of forex market in India.
Off-shore Banking Units.
The setting up of Off-shore banking units at this advanced stage of financial liberalisation in our country is considered by many to be unnecessary and that the time for an offshore banking unit has gone. In a country of our size, the issue of linkages between off-shore sector and the domestic sector is undoubtedly an important one. We need to make a clear distinction between the financial issues and the non-financial issues on the subject. From the central bank's perspective, designing appropriate regulatory framework is important and the most important issue is ensuring of a firewall between the off-shore transactions and domestic transactions. Physical location is not relevant, especially when deposit taking and cash transactions are not permitted in off-shore business. In fact, we do not have a good model of real off-shore centre in a country with capital controls. Confederation of Indian Industry (CII) with assistance from the Government of Maharashtra is engaged in a detailed study of the various issues to make recommendations to the RBI and the Government of India.
The idea of establishing a Foreign Exchange Clearing House (FXCH) in India was mooted in 1994. The Expert Group on Foreign Exchange Markets in India also recommended introduction of foreign exchange clearing and making netting legally enforceable. The Scheme was conceived as multilateral netting arrangement of inter-bank forex transactions in US dollar. The membership would be open to all ADs in foreign exchange participating in the inter-bank foreign exchange market. RBI will also be a participating member. The net position of each bank arrived at the end of the trading day would be settled through a Clearing Account to be maintained by RBI. It was recognised that a substantial reduction in number of Nostro account transactions of the participating banks would lead to economy in settlement cost and efficiency in settlement. Other benefits include easing the process of reconciliation of Nostro accounts balances by banks, reduction in size of credit and liquidity exposure of participating banks and hence systemic risk, etc. The long-term objective is to establish clearing house as a separate legal entity with risk and liquidity management features, infrastructure and operational efficiency akin to other leading clearing systems. However, to start with, we may aim at commencing the operation with such minimum modification to the scheme as may be necessary. For the present, the focus areas are legal, risk and liquidity aspects and operational infrastructure, and all these issues are under examination in the RBI.
In a regime where exchange rates were fixed and there were restrictions on outflow of foreign exchange, the RBI encouraged the banks to constitute a self regulatory body and lay down rules for the conduct of forex business. In order to ensure that all the banks participated in the arrangement, the RBI placed a condition while issuing foreign exchange licence that every licensee agree to be bound by the rules laid down by the banker’s body – the FEDAI. FEDAI also accredited brokers through whom the banks put through deals. There is increasing emphasis now on competition, and fixing or advising charges by professional bodies is being viewed with disfavour and often treated as a restrictive trading practice. It is currently argued by some that with the growth in volumes and giant strides in telecommunication, banks may no longer need to deal through brokers when efficient match making arrangements exist. As in some other markets, the deals are concluded on the basis of voice broking and it is sometimes held that this often results in conclusion of deals which are less than transparent, evidenced by instances where deals have been called off on payment of differences. Under the circumstances, there is perhaps a need to review several aspects, viz., compatibility of advising or prescribing fees with pro - competition policy; role of brokers; electronic dealing vis-à-vis voice broking; and relationship between the RBI, FEDAI and authorised dealers.
Issues that Require Further Consideration.
• First, there are some limits on freedom accorded to banks, such as ones on borrowing and investing overseas; ceilings on interest rates and maturities of non-resident foreign currency deposits; and these could be reviewed at appropriate time, with a view to liberalising them prudently.
• Second, the medium-term objective of reducing cash reserve requirements to the minimum prescribed in the statute and the longer term objective of proposing amendments to the statute to make all the reserve requirements flexible will be pursued, consistent with developments in fiscal and monetary conditions.
• Third, the restoration of freedom to corporates to hedge anticipated exposures is continuously under review. However, the issue of restoration of facility to rebook cancelled contracts needs to be reviewed with caution.
• Fourth, the extension of facility of forward cover to FIIs is also under continuous review, though facilities available now are yet to be fully utilised by FIIs.
• Fifth, trading in derivatives is a desirable objective, but a number of preconditions are to be satisfied in the matter of institutional as well as regulatory arrangements. This is a complex task, but certainly is on the agenda of reform.
• Sixth, setting up a forex clearing house is on the agenda and it is essential to design it on par with other leading clearing systems in the world.
• Seventh, a number of recommendations of Tarapore Committee have been accepted, and others are also reviewed from time to time. A view will have to be taken on each one of them only in the context of overall liberalisation of capital account, which in turn, depends on, among other things, progress of our financial sector reforms and evolving international financial architecture.
• Eighth, development of deep and liquid money market with a well-defined yield curve in place is an accepted objective of RBI. The actions taken and those contemplated to perform this hard task have already been articulated in my earlier speeches on money and debt markets, and the recent Monetary and Credit Policy Statement of April 1999 has provided evidence of RBI's approach in this regard.
• Ninth, implementation of the recommendations of the Report on Public Sector Enterprises will facilitate the efficient management of their foreign currency risks and also even out lumpy demand and supply situations in the forex market.
• Tenth, while there is a dominant view that setting up Mumbai as an off-shore financial centre is no longer a necessity, the views of CII, which is posing the issue, may have to be awaited and considered seriously.
• Eleventh, in any effort to develop markets, role of self regulatory bodies is critical. The role of FEDAI in achieving greater competition, efficiency and transparency in the forex markets needs to be reviewed on a continuous basis, so as to keep pace with developments in technology and financial sector reforms.
• Twelfth, a number of legislative changes are under contemplation, and of these the ones relating to Foreign Exchange Management and Money Laundering are critical to development of forex markets. Harmonisation between existing institutions, regulations and practices, including transition path to new legislative framework would be a significant task in the context of forex market development.
• Thirteenth, several representations have been received by Regulations Review Authority to simplify, streamline and rationalise some of the regulatory and reporting requirements pertinent to foreign exchange. The RRA should be taking a final view in the matter, on the basis of expected report of group of Amicus Curiae, within a few weeks.
• Fourteenth, in the area of technology, on-line connectivity has been initiated in respect of data transmission by market to the RBI. Once this system is fully established, it will lead to a very prompt and effective on-line monitoring by RBI as well as reduction in multiplicity of reporting statements. Similarly, initiatives are underway to expedite back office linkage between banks themselves and with RBI for settlement, which will fructify once the VSAT is fully operational.
To conclude, the medium-term objective of developing an efficient and vibrant forex market continues to be an important priority within the overall framework of development of financial markets. Naturally, the pace and sequencing have to be determined by both the domestic and international developments. In particular, the unique features of Indian forex markets, legal, institutional and technological factors, and developments related to macro-economic policies would govern the path of moving towards the medium-term objective, without sacrificing freedom in tactical measures to respond to unforeseen circumstances in the very short-term.
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